o Flipalbum um programa muito bom, usado por muito fotografos profissionais para a criação de álbuns de fotografias, de eventos como batizados, formaturas, casamentos, aniverários, entre outros. A visualização do álbum fica bastante agradável e bem  interativa. O problema é que depois que o book é criado, não é possível extrair as fotos para revelar, armazenar, publicar ou compartilhar, o fotografo vende o cd ou dvd por um preço e se quiser ter acesso as fotos sem o programa, terá que desembolsar mais uma grana.

Após algumas pesquisas na NET encontrei um programa desenvolvido pelo Paulo Martins da USP, que pretende resolver este problema, possibilitando a decriptografia e extração das fotos do Flipalbum.

O nome do programa é Flipdecoder e foi publicado no http://code.google.com. O programa possui duas versões uma para Linux e outra para Windows. Neste link você encontrará um tutorial escrito pelo autor, explicando a forma de funcionamento do programa.

Abaixo vou explicar como se deve fazer no linux para executar o programa.

1. Primeiro baixe a versão do programa para linux

2. Agora no terminal , entre na pasta que você baixou o arquivo e execute:

$ sudo chmod +x flipdecoder

3. Feito isso você irá tornar o arquivo executável, agora identifique no cd ou dvd o arquivo nome_do_album.opx

4. Abra o arquivo com o editor de texto de sua preferência (vi, gedit, ee, emacs, etc..) e identifique e seguinte linha:

<meta name = “cdmaker_info3” content = “XXqqL51ghhQweKuwPXlOnQfIfw== ^key^ d38cfa5ea1ee3e57d133cc0bbc02e22f”/>

5. Copie a chave, após o cdmaker_info3 “XXqqL51ghhQweKuwPXlOnQfIfw==”

6. Agora é só executar o programa dentro da pasta que deseja extrair as fotos;

$ ./flipdecoder XXqqL51ghhQweKuwPXlOnQfIfw== *.jpg

ou

$ ./flipdecoder XXqqL51ghhQweKuwPXlOnQfIfw== *.JPG

8. Se o procedimento der certo, os arquivos serão decriptografos e as fotos apareceram normalmente sem qualquer bloqueio;

7. Lembre-se que antes de extrair as fotos antes você precisa copiar a pasta com as fotos bloqueadas pelo programa no cd ou dvd, para alguma pasta do computador.