No mundo existem diversos idiomas, cada um com sua peculiaridade, particularidade e forma definida de escrita, como o mundo computacional tem que se adequar a esta comunicação existente no mundo, desta forma houve a necessidade de se criar diferentes tipos de codificação de caracteres, para adequar a característica de cada idioma, interpretador e sistema operacional.

Durante a instalação do Sistema Operacional, é necessário a definição do idioma que será utilizado, cada idioma traz consigo um padrão de codificação, Inglês (UTF-8), Português (ISO-8859-1), etc…, porém este padrão pode ser alterado conforme conveniência e necessidade do usuário do sistema.

Quando realizamos a migração de arquivos de sistema para outro com diferentes codificações, alguns erros na interpretação dos caracteres podem ocorrer, como é o caso do Ãã Õõ Çç e entres outros caracteres em Português que não existem em outros idiomas e acabam sendo interpretados de forma errada como este exemplo a palavra Gestão que aparece Gestão em codificação UTF-8.

Várias pastas e arquivos do meu backup estavam com este problema de codificação, renomear cada destes seria um trabalho muito demorado, cansativo e desgastante, pois teria que entrar em cada uma das pastas com centenas de arquivos e ficar procurando uma a uma os nomes dos arquivos que estavam com este problema de codificação.

Em um busca na Internet encontrei um comando que me ajudou a resolver este problema de forma fácil e rápida, este comando é o convmv, neste artigo vou ensinar a instalar e resolver os seus problemas de codificação.

Primeiramente instalar o pacote:

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install conv

Após a instalação execute o comando:

$ convmv –list

Aparecerá todas as codificações existentes no sistema.

Agora vamos ao que interessa, a correção da codificação dos nomes das pastas e arquivos.

Vá até a pasta ou para a raiz dos arquivos e execute o comando abaixo:

Para conversão de UTF-8 para ISO-8859-1

$ convmv -f utf8 -t iso-8859-1 -r ./* –notest

Para conversão de ISO-8859-1 para UTF-8

convmv -f iso-8859-1 -t utf8 -r ./* –notest

Espero que esta dica ajude e lembre-se sempre de compartilhar conhecimento.